Inter abre 1 a 0, segura o RB Bragantino e volta a ganhar no Brasileirão

Vitória suada no Beira-Rio. Na noite de domingo (26/11), o Internacional venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 em jogo da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A a partir de gol convertido pelo atacante Enner Valencia em cobrança de pênalti no 1º tempo. Apesar de ter ficado menos com a bola, o Inter conseguiu suportar a pressão adversária e colocou fim à sequência de 3 jogos sem vencer em casa. Com a vitória, o Inter chegou a 46 pontos obtidos em 35 jogos.

Depois de derrota para o Coritiba e empates com América Mineiro e Fluminense no estádio Beira-Rio, o Inter voltou a ganhar em casa em jogos do Brasileirão. A última vitória havia ocorrido no dia 22 de outubro, na rodada 28, contra o Santos por 7 a 1.

Últimos compromissos do Inter na temporada 2023: enfrentar o Cuiabá na quarta, dia 29, na Arena Pantanal, e visitar Corinthians no sábado, dia 2 de dezembro, além de fechar o campeonato contra o Botafogo no Beira-Rio, na quarta, dia 6.

MARATONA +Q45

ANÁLISES DO VDG

Alexandre Ernst: “Os 3 pontos de hoje e a vitória não afastam o Internacional do fim de ano melancólico, ridículo. Uma temporada em que o Internacional praticamente jogou no lixo. Uma temporada em que o Internacional começa como vice-campeão brasileiro, podia ter ido melhor no Gauchão e na Copa do Brasil. O que o Inter precisa fazer agora é o seguinte: garantida a Série A, bola ao centro. Pensa quais foram as burradas feitas neste ano, quais burradas – fica para os dois – , Barcellos, quais foram as burradas que tu fizeste nos 3 anos de mandato? O que tu vais fazer para, se releito, não repeti-las? Roberto Melo, olha as burradas do teu adversário e pensa: o que eu posso fazer, se eleito, para não cometer os mesmos e nós não passarmos novamente por 3 anos na zona do limbo”.

Lucas Collar: “Grande vitória do Inter. Mais do que a atuação, que, de fato, o Inter não jogou absolutamente nada no 2º tempo, mas uma vitória que precisava vir. Uma vitória do sofrimento, da resistência, do sacrifício, do sufoco. O Inter estava sem seus principais jogadores, Alan Patrick e Aránguiz. Perdeu o Valencia no intervalo. Uma vitória fundamental do Inter, que precisava, de fato, fazer a vitória, arrecadar 3 pontos, voltar a respirar no Campeonato Brasileiro. Isto é o que é mais importante. Restam 3 jogos no Brasileiro, sendo 2 fora de casa, mas com o Inter bem longe da zona de rebaixamento. 5 pontos faltando 9. É uma tendência de um fim de campeonato um pouco mais tranquilo. Não é o campeonato ideal, algo para comemorar, mas é algo para aliviar o ambiente”.​

ENTREVISTA PÓS-JOGO

Eduardo Coudet, treinador do Inter: “Enfrentamos um time que joga muito bem, um time que não tem pressão. Também ajuda. Sabíamos que teríamos toda a pressão pela necessidade de subir na tabela. (…) Necessitávamos estes 3 pontos. O que falei para eles: estamos acostumados a jogar de um jeito, mas, sinceramente, o resultado hoje era mais importante do que a ideia [de jogo]”.

2023-11-26 Inter x Red Bull. Foto Ricardo Duarte/Internacional
Valencia fez o gol da partida no minuto 29 do 1º tempo. Foto: Ricardo Duarte / Internacional

A PARTIDA

O Inter custou a se organizar em campo e a conseguir trocar passes. O RB Bragantino começou a partida com mais posse de bola e controle do jogo. No entanto, a primeira finalização foi colorada: no minuto 1, Mauricio executou bonito remate de pé esquerdo desde a meia direita, colocando a bola em curva ao lado direito da meta sul do Beira-Rio, defendida por Cleiton. No minuto 11, Mosquera chutou bola de dentro da grande área colorada, no lado esquerdo, parando em defesa do goleiro Rochet. No minuto seguinte, Luan Cândido arriscou chute de longe sem gerar perigo à meta alvirrubra. No minuto 19, Enner Valencia recebeu bola pela meia esquerda, invadiu a área e chutou cruzado, fazendo a bola parar na rede pelo lado de fora da goleira. 

No minuto 27, em contra-ataque, Wanderson empurrou bola em profunidade pela esquerda para Valencia, que invadiu a área e foi derrubado pelo volante Jadsom. A arbitragem assinalou pênalti para o Inter, convertido em gol por Valencia, que colocou a bola no canto direito, enquanto que o goleiro saltou para o outro lado: 1 a 0 para o Colorado. Depois, o Inter buscou esfriar o jogo, ao passo que o RB Bragantino perdeu volume no jogo. As chances para marcar gols deixaram de ocorrer com a mesma frequência dos minutos anteriores. O Inter ainda teve uma possibilidade no minuto 44 a partir de jogada de iniciativa individual de Wanderson, que conduziu bola desde a meia direita para o meio e chutou da entrada da área com o pé canhoto, fazendo a bola passar à esquerda da meta adversária, rente à trave.

No 2º tempo, o Inter foi novamente o primeiro a finalizar a gol e outra vez com Mauricio: no minuto 2, desde a meia direita, o camisa 27 arriscou de longe quando o Cleiton estava fora da meta, mas o goleiro conseguiu se recuperar e fazer a defesa. No minuto 6, Vitinho fez jogada pela esquerda, puxou para o meio e chutou cruzado, bola que passou rente à trave esquerda. No minuto 14, Vitinho voltou a finalizar jogada desde a meia esquerda, desta vez parando em defesa de Rochet. No minuto 17, em jogada feita na ponta esquerda, Capixaba chutou para dentro da área, mas Rochet fez segura defesa. O RB Bragantino ficava com a bola, mas sem conseguir finalizar a gol. No minuto 26, em uma rara escapada do Inter ao ataque, Johnny chutou da entrada da área, mas a bola desviou na zaga adversária, facilitando a defesa de Cleiton. No minuto 42, Helinho fez jogada pela direita e tentou encobrir o goleiro colorado, mas Rochet se recuperou na jogada e evitou o gol de empate.

2023-11-26 Inter x Red Bull. Foto Ricardo Duarte/Internacional
Wanderson fez a jogada que resultou no pênalti sofrido pelo jogador equatoriano. Foto: Ricardo Duarte / Internacional

INTERNACIONAL 1-0 RB BRAGANTINO | BRASILEIRÃO: 35ª RODADA | BEIRA-RIO

Inter (formação inicial): Sergio Rochet; Fabricio Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Johnny; Mauricio, Bruno Henrique e Wanderson; Lucca e Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.

Alterações realizadas: 31’1T – entrou Igor Gomes, saiu Vitão; intervalo – entrou Luiz Adriano, saiu Enner Valencia; 19’2T – entraram Rômulo e Carlos De Pena, saíram Bruno Henrique e Lucca; 34’2T – entrou Nico Hernández, saiu Mauricio.

Formação final: Sergio Rochet; Igor Gomes, Gabriel Mercado Nico Hernández e Renê; Johnny; Fabricio Bustos, Rômulo, Carlos De Pena e Wanderson; Luiz Adriano.​

Reservas não utilizados: Keiller, Thauan Lara, Gabriel, Gustavo Campanharo, Gabriel Barros, Pedro Henrique e Jean Dias.

Desfalques: Charles Aránguiz e Alan Patrick (suspensão); Hugo Mallo, Dalbert e Matheus Dias (lesão); Rodrigo Moledo (doping).

Cartões amarelos: Gabriel Mercado, Rômulo, Mauricio, Luiz Adriano e Lucho González, auxiliar-técnico (Inter); Léo Ortiz, Luan Cândido, Jadsom, Lucas Evangelista e Gustavinho (RB Bragantino).

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG); assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG); quarto árbitro: Roger Goulart (RS); árbitro de Vídeo (VAR): Diego Pombo Lopez (BA); assistentes do VAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ).

RB Bragantino: Cleiton; Andrés Hurtado (Vitinho), Leonardo Realpe, Léo Ortiz e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires (Helinho), Lucas Evangelista (Bruninho) e Juninho Capixaba; Eduardo Sasha (Gustavinho) e Henry Mosquera (Alerrandro). Técnico: Pedro Caixinha.

Compartilhe:

Comentários