Copa do Brasil: Inter enfrentará América-MG nas oitavas de final

Com 3 gols, Alan Patrick é o artilheiro colorado na Copa do Brasil. Foto: Ricardo Duarte/Internacional

O Internacional terá o América Mineiro como segundo obstáculo no caminho rumo ao bicampeonato da Copa da Brasil depois de passar pelo CSA na 3ª fase. Em sorteio realizado nesta terça-feira (02/05), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os confrontos da fase de oitavas de final da edição de 2023 da copa nacional. Será a 4ª vez na história do torneio que Inter e América-MG se enfrentarão. O Colorado buscará melhorar o retrospecto negativo contra este adversário na Copa do Brasil.
Outros duelos desta fase: Athletico-PR vs Botafogo, Atlético-MG vs Corinthians, Grêmio vs Cruzeiro, Palmeiras vs Fortaleza, Flamengo vs Fluminense, Santos vs Bahia e Sport vs São Paulo.

O ADVERSÁRIO
O América-MG disputou 21 partidas em 2023, tendo vencido 11, empatado 4 e perdido 6. Os comandados do técnico Vágner Mancini fizeram 37 gols nesta temporada e sofreram 26. Na Copa do Brasil, o Inter será o terceiro adversário do América-MG, que enfrentou e venceu, nas fases anteriores, Santa Cruz-PE por 1 a 0 e Nova Iguaçu-RJ por 7 a 1 no placar agregado dos jogos de ida e volta. O atacante Aloísio é o artilheiro da equipe na competição ao ter feito 2 gols – o atacante Mikael, ex-Inter, converteu 1 gol até agora na campanha.
Entre os jogadores que integram a equipe-base do América-MG, estão: Matheus Cavichioli; Arhur, Iago Maidana, Éder e Marlon Lopes; Juninho, Alê, Matheusinho e Martín Benítez; Aloísio e Everaldo. Com 6 marcados, Aloísio e Wellington Paulista dividem a artilharia da equipe nesta temporada, seguidos por Martín Benítez com 4.

América-MG durante a 2ª partida contra o Nova Iguaçu-RJ. Foto: Foto: Mourão Panda/América-MG

Além do atacante Mikael, o também atacante Wellington Paulista é o outro jogador que defendeu a equipe principal do Inter e que atualmente compõe o plantel do time da cidade de Belo Horizonte.
Durante o mês de abril, o América-MG disputou 9 partidas válidas por 4 competições: Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. A equipe venceu 3 jogos e perdeu 6, marcando 16 gols e sofrendo 18.
Retrospecto no mês passado: América-MG 2-3 Atlético-MG (Estadual), América-MG 4-1 Peñarol-URU (Sul-Americana), Atlético-MG 2-0 América-MG (Estadual), Nova Iguaçu-RJ 1-2 América-MG (Copa do Brasil), América-MG 0-3 Fluminense (Brasileirão), Defensa y Justicia-ARG 2-1 América-MG (Sul-Americana), São Paulo 3-0 América-MG (Brasileirão), América-MG 5-0 Nova Iguaçu-RJ (Copa do Brasil) e Santos 3-2 América-MG (Brasileirão).

HISTÓRICO DO CONFRONTO
O Inter enfrentou o América-MG na Copa do Brasil durante as edições de 2020, 2013 e 1998. No primeiro cruzamento ocorrido entre estas equipes, válido pela 1ª fase da Copa do Brasil de 1998, o Colorado perdeu o jogo de ida, disputado no Gigante, por 1 a o. O gol foi feito pelo meia-atacante Tupãzinho. O Inter, treinado por Celso Roth, venceu o duelo de volta em Minas Gerais pela mesma diferença, a partir do gol feito pelo atacante Christian, mas, nos pênaltis, acabou derrotado por 4 a 2.
Em 2013, em jogos da 3ª fase, o Inter, do técnico Dunga, eliminou o América-MG ao vencer a ida e ao empatar o jogo de volta. Primeiro, no Beira-Rio, o resultado foi de 3 a 1 com os gols feitos pelo meia-atacante argentino Andrés D’Alessandro, pelo atacante uruguaio Diego Forlán e pelo atacante Maurides. O meia-atacante Rodriguinho descontou para os visitantes. Na volta, em Minas Gerais, os dois times empataram por 1 a 1: D’Alessandro marcou o gol colorado, enquanto que o zagueiro Ronaldo Alves, contra, converteu o da equipe local.

Diego Forlán fez um dos gols do Inter contra o América-MG em 2013. Foto: Alexandre Lops/Internacional.

O encontro mais recentes entre as duas equipes se deu nas quartas de final da edição de 2020. No Beira-Rio, no 1° jogo, o Inter saiu derrotado por 1 a 0. O atacante Rodolfo foi o autor do único gol. No jogo de volta da disputa eliminatória, os jogadores treinados por Abel Braga ganharam por 1 a 0 com gol do atacante Yuri Alberto. No entanto, na disputa por pênaltis, o Inter perdeu por 6 a 5. Do plantel colorado atual, somente o goleiro Keiller participou deste confronto, porém na condição de reserva não utilizado na 2ª partida.

Compartilhe:

Comentários