Copa do Brasil: em jogo sofrido, Inter avança às oitavas após superar CSA nos pênaltis

Internacional disputará a fase de oitavas de final da Copa do Brasil de 2023. O Colorado mantém vivo o sonho de conquistar o bicampeonato do torneio após, na 3ª fase, eliminar o CSA em Alagoas. Na noite de quinta-feira (27/04), o Inter perdeu a partida, realizada no estádio Rei Pelé, no tempo regulamentar por 2 a 1, mesmo placar da vitória colorada ocorrida no Beira-Rio, no dia 11 de abril. Com o empate por 3 a 3 no placar agregado, a definição de qual equipe avançaria à fase de oitavas de final da competição foi realizada através da cobrança de penalidades máximas. E deu Inter: triunfo por 7 a 6, incluindo duas defesas do goleiro Keiller. O clube também, por causa da classificação, receberá R$ 3,3 milhões como premiação.

O zagueiro Rodrigo Moledo foi a novidade na escalação colorada. Foto: Ricardo Duarte/Internacional

No 1º tempo, as duas equipes acumularam oportunidades para marcar. Com o passar dos minutos, a partida amornou. No minuto 40, o meio-campista Tomas Bastos chutou a bola da entrada da grande área colorada, fazendo ela ingressar na goleira pelo canto esquerdo inferior: 1 a 0 para o CSA. No intervalo, Mano Menezes retirou Pedro Henrique e colocou Maurício na equipe do Inter.

No 2º tempo, o Inter conseguiu criar chances mais claras de gol. No minuto 16, Alan Patrick foi derrubado dentro da grande área, sofrendo pênalti, que foi assinalado. O próprio camisa 10 do Inter fez a cobrança e a converteu em gol. Aos 27, Alan Patrick quase deu a virada ao Inter: ele entrou na grande área pela esquerda e chutou, vencendo o goleiro Dalberson, mas o zagueiro Rafael Forster, já sobre a linha do gol, evitou a passagem da bola. No minuto 36, o meia-atacante Thiaguinho, em chute feito da entrada da área, voltou a colocar o CSA em vantagem: 2 a 1. Nos minutos finais, Carlos De Pena, em chute de fora da área, e Maurício, em finalização feita de dentro da grande área, pararam no goleiro adversário. Um dos últimos lances do jogo foi uma arrancada promissora do atacante Gabriel Taliari, do CSA, que foi interrompida no último momento pelo zagueiro Rodrigo Moledo.

Alan Patrick fez os 2 gols do Inter no Beira-Rio contra o CSA e voltou a marcar em Alagoas. Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Com o fim da partida, a disputa de pênaltis foi realizada: Luiz Adriano fez gol na 1ª cobrança para o Inter, mesma situação do meia-atacante Rodolfo, do CSA. Na segunda leva, o goleiro Dalberson defendeu pênalti cobrado por Maurício, o que também aconteceu na finalização de Yago Henrique, do time alagoano, contra o goleiro Keiller. Depois, os gols do Inter foram feitos por Renê, Jean Dias, Carlos De Pena, Wanderson, Matheus Dias e Vitão, enquanto que o meia-atacante Thiaguinho, o lateral-esquerdo Rhuan, o atacante Gabriel Taliari, o atacante Luis Felipe e o zagueiro Almir Luan converteram para o CSA, mas o meio-campista Bruno Matias teve a cobrança defendida por Keiller. Vitória colorada nos pênaltis por 7 a 6.

O goleiro Keiller foi decisivo ao defender duas cobranças de pênalti. Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Foi a primeira vitória do Inter em disputas por penalidades ocorrida desde julho de 2019. Na ocasião, o Colorado eliminara o Palmeiras nas quartas de final da Copa do Brasil. Depois, em 2020, o Inter perdeu, nas quartas de final da Copa do Brasil, para o América Mineiro. No mesmo ano, caiu para o Boca Juniors-ARG nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Em 2021, também nesta competição continental e na mesma fase, o Inter foi eliminado nos pênaltis pelo Olimpia-PAR. Já com Mano Menezes como treinador, o Inter deixou a disputa da Copa Sul-Americana de 2022 na fase de quartas de final ao perder nos pênaltis para o Melgar-PER no Beira-Rio, onde, em 2023, na fase semifinal do Campeonato Gaúcho, o Inter foi eliminado pelo Caxias.

O sorteio dos confrontos da fase de oitavas de final da Copa do Brasil será realizado na próxima terça-feira (02/05). Antes, no domingo (30/04), o Colorado recebe a visita do Goiás no estádio Beira-Rio em jogo da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Ficha técnica:

Internacional (1; pênaltis: 7): Keiller: Igor Gomes, Vitão, Rodrigo Moledo e Renê; Gustavo Campanharo (Matheus Dias) e Johnny (Carlos De Pena); Pedro Henrique (Maurício), Alan Patrick (Jean Dias) e Wanderson; Alexandre Alemão (Luiz Adriano). Técnico: Mano Menezes.

CSA (2; pênaltis: 6) : Dalberson; Cedric, Ednei (Paulo César), Rafael Forster (Almir Luan) e Rhuan; Moisés Ribeiro (Yago Henrique), Tomas Bastos (Rodolfo), Bruno Matias e Thiaguinho; Iago Teles (Luis Felipe) e Gabriel Taliari. Técnico: Vinícius Bergantin.

Gols: Tomas Bastos (CSA), Alan Patrick (Inter) e Thiaguinho (CSA).
Cartões amarelos: Pedro Henrique e Mano Menezes (Inter); Almir Luan, Moisés Ribeiro, Tomas Bastos, Bruno Matias e Thiaguinho (CSA).
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP). Árbitro de Vídeo (VAR): Daiane Muniz (SP).

Compartilhe:

Comentários