Renovação automática, bom custo benefício e alta média de gols: Alexandre Alemão cai nas graças da torcida do Inter

Quem poderia imaginar que um centroavante pouco badalado oriundo de Santa Catarina, captado em meio ao “charmoso” Gauchão, poderia cair nas graças do torcida do Inter tão rapidamente? Pois os gols e o jeito simples e de entrega à camisa do Inter fizeram do centroavante Alexandre Alemão o novo xodó do Beira-Rio.

Alemandowski. Hallemão. Hallandão… são apelidos que o Colorado tem usado para se referir ao centroavante que marcou três gols nos últimos três jogos do Inter – Fortaleza, Fluminense e Independiente Medellin. Fez mais: cravou uma média de uma bola na rede a cada 38 minutos em campo pelo Inter, segundo dados do SofaScore.

É possível dizer que a sequência das três últimas vitórias do Inter, Alemão não só esteve envolvido, como foi protagonista em todas as jogadas que originaram os três pontos na tabela do Colorado.

– Sempre trabalhei muito. Sou centroavante faz três anos. Vida de camisa 9 é gol – resumiu Alemão na coletiva após o jogo pela Copa Sul-Americana.

– Vamos trabalhar para atender a pressão. Cuidar com a expectativa. Vale para o Alemão. Em algum momento a bola não vai entrar e mesmo assim ele será importante – completou o técnico Mano Menezes.

O contrato de Alexandre Alemão com o Inter possui particularidades. O vínculo vai até o final de 2023. Uma renovação automática está prevista a partir de metas de jogos, gols e participações no time profissional. Uma espécie de ampliação por produtividade. Hoje, Alemão recebe na casa dos R$ 30 mil mensais. À medida que cumpra seus objetivos, não apenas o tempo no Beira-Rio aumenta. Mas a conta bancária da mesma forma.

– Um bastidor interessante: estava conversando com o Júlio Heerdt, presidente do Avaí, e ele me contou que o Alemão lhe deu um abraço quando saiu o negócio com o Inter, como se fosse um paizão dele. É a oportunidade da vida do Alemão. É um salto em termos financeiros e de carreira – aponta o jornalista Rodrigo Faraco, especialista em futebol catarinense, apresentador e comentarista da CBN de Florianópolis.

Para o Inter, os “termos financeiros” que Faraco cita também podem ser diferenciados. O clube conta com 70% dos direitos econômicos do atleta. Multa para o Brasil na casa dos R$ 60 milhões. Para o Exterior, os valores são mantidos em sigilo. Os demais 30% são do Avaí.

Além de estar na referência do ataque, Alemão pode surpreender pelos lados do campo. O início da carreira do xodó Colorado foi como ponta. Então ele tem facilidade – e até velocidade – para atuar nas extremidades. A formação se deu em Santa Catarina, no Tupi de Gaspar. Teve ainda passagem pela Chapecoense e Metropolitano, e até mesmo uma curta carreira internacional quando atuou no Kyoto Sanga, do Japão.

O jogador de 23 anos atuou pelo Novo Hamburgo no Gauchão e se destacou na campanha do time do Vale do Sinos como líder em assistências e o segundo jogador com mais participações em gols no Estadual. Ao todo, foram dois gols e três assistências.

Quer saber mais sobre Alexandre Alemão? Confere no Player abaixo:

Foto: Ricardo Duarte, divulgação Inter

Compartilhe:

Comentários