Inter supera Vasco por 2 a 1 em São Januário e sobe na classificação do Brasileirão

A segunda vitória consecutiva e com dois jogos em casa na sequência pela frente. O momento do Internacional no Campeonato Brasileiro aponta para uma possível série de quatro vitórias e um ascenso significativo na tabela de classificação para manter vivo o objetivo de classificação à Copa Libertadores da América de 2024. Na noite de quinta-feira (26/10), o Inter venceu o Vasco por 2 a 1 no estádio São Januário, na cidade de Rio de Janeiro (RJ), com gols de Mauricio e Enner Valencia – Alex Teixeira marcou o gol de desconto do time local ao final da partida. O jogo foi válido pela 29ª rodada da competição. Com o triunfo, o Inter chegou ao 11º da tabela de classificação com 38 pontos ganhos, a 9 de distância do 6º, que fecha a zona de classificação ao principal torneio continental.

O Inter encerrou uma série de 7 jogos sem vencer fora do Beira-Rio no Campeonato Brasileiro. O último triunfo havia ocorrido na 12ª rodada, em 25 de junho, em Minas Gerais contra o América por 2 a 1, ainda com Mano Menezes como técnico. Coudet comandou o Inter em 6 destes 7 jogos, enquanto que Mano, em 1.Próximos jogos do Inter: no domingo (29/10), às 18h30, o adversário será o Coritiba no Beira-Rio, e, na quarta-feira (01/11), às 19h, o América Mineiro visitará o Colorado no Gigante.

MARATONA +Q45

ANÁLISES DO VDG

Alexandre Ernst: “O Inter fez o que precisava fazer. Foi um jogo que não foi fácil. O Vasco fez das suas, colocou algum perigo no começo do 1º tempo e do 2º tempo, fez seu gol pelo alto, que seria o grande trunfo do Vasco ou por onde o Vasco iria atacar. O Internacional teve inteligência, tranquilidade em alguns momentos para fazer valer sua experiência e, principalmente, a técnica a mais. Temos que pegar e valorizar esta vitória. Temos dois jogos em casa: Coritiba e América-MG. Podem ser quatro vitórias seguidas. Tem que ganhar em casa. Vai para Cuiabá, Cruzeiro, Palmeiras e Corinthians no sentido de buscar algo, que é um G-6, talvez um G-7. Precisamos confirmar nas duas próximas rodadas”.

Lucas Collar: “A segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro. O Inter sobe na tabela e com dois jogos em casa contra Coritiba e América Mineiro. O Inter está pronto para subir na tabela do Brasileirão. Se desempenho ou vitória, o resultado era fundamental. É uma vitória fundamental para as pretensões do Inter. É um dos jogos mais difíceis que o Inter teria nesta sequência. O Cruzeiro, por exemplo, joga menos do que o Vasco. O Inter conseguiu uma vitória muito grande aqui em São Januário”.

Diego Brião: “Inter soube suportar os inícios dos dois tempos, que foram de pressão do adversário. A gente já imaginava isto. É um time mobilizado para fugir do rebaixamento. Ele tentou resolver a partida justamente nos primeiros minutos. Faltou qualidade ao Vasco e sobrou maturidade, entrega, concentração, posicionamento ao Inter para encarar estes momentos da partida, quando precisou se defender mais para atacar depois. O Inter foi dono do 1º tempo a partir dos 15, 20 minutos. No 2º tempo, demorou mais para criar este cenário. Foi uma vitória justíssima do Inter. A qualidade individual dos jogadores marcou a diferença. O Inter chega à segunda vitória consecutiva e com um horizonte promissor com dois times praticamente rebaixados dentro do Beira-Rio”.

ENTREVISTA PÓS-JOGO

Eduardo Coudet, treinador do Inter: “Fomos merecedores do triunfo. O Vasco também fez sua parte para complicar o jogo. Obtivemos 3 pontos em um campo difícil com um adversário complicado. (…) Até os 30 minutos sustentamos um jeito que podíamos matar o jogo. Faltando 15 minutos, achei que tínhamos que fechar o jogo. Estávamos fazendo 75, 80 minutos com todo o esforço para matar”.

A PARTIDA

O Vasco começou o jogo tentando pressionar o Inter, mas, com o passar do tempo, o controle da partida passou ao lado colorado. No minuto 4, Vegetti chutou cruzado, Rochet espalmou e Mercado afastou a bola no rebote, que poderia terminar em gol de Payet, que chegava na jogada  para finalizar. Aos 12, o Inter perdeu uma boa possibilidade de contra-ataque puxado por Alan Patrick, que acabou chutando a bola contra a zaga adversária. Aos 18, Piton arrematou desde o lado esquerdo do ataque sem levar demasiado perigo à meta visitante em São Januário. No minuto seguinte, Alan Patrick deu um passe com um lindo “gancho”, encontrando Mauricio nas costas da zaga. O camisa 27 chutou na saída do goleiro adversário: 0 a 1 para o Colorado. Aos 23, um gol de Valencia foi invalidado pela arbitragem por conta de uma posição de impedimento do atacante. Aos 43, em jogada de contra-ataque, Valencia venceu a zaga adversária, derivando da meia esquerda para o centro do ataque, bateu cruzado e parou em defesa de Léo Jardim. No minuto 46, Paulinho chutou desde a ponta direita, Rochet espalmou para o centro da área, de onde Piton bateu de primeira, fazendo a bola sair ao lado esquerdo da goleira colorada.

O Vasco iniciou o 2º tempo pressionando e buscando atacar, o que o Inter suportou e se defendeu bem, repetindo o início do 1º tempo. Em 11 minutos, dois chutes de Praxedes e dois chutes de Vegetti exigiram duas defesas de Rochet, enquanto que as outras duas finalizações foram para fora. No minuto 14, no primeiro chute colorado a gol na 2ª etapa, Bustos fez jogada pela direita e deu passe em profundidade para Valencia, que chutou cruzado, vencendo o goleiro adversário: 0 a 2 para o Inter. Aos 23, quase o terceiro gol colorado: Valencia entrou em velocidade na área adversária pela direita, driblou o goleiro, que se recuperou e evitou o gol quando o atacante já havia perdido ângulo de chute frontal. Aos 30, Alan Patrick arriscou de fora da área, em cobrança de falta, fazendo a bola sair por cima da meta adversária. Aos 36, José Luis Rodríguez cabeceou bola para fora após cruzamento desde a esquerda. Três minutos depois, o Vasco repetiu a jogada com novo cruzamento feito desde o lado canhoto do ataque, jogada que terminou em cabeceio de Alex Teixeira na entrada da pequena área, que resultou no gol do desconto do time local: 1 a 2. Aos 44, o Vasco ainda teve um chute de Vegetti, que foi parado em grande defesa de Rochet.

VASCO 1-2 INTERNACIONAL | BRASILEIRÃO 2023: 29ª RODADA | ESTÁDIO SÃO JANUÁRIO

Inter (formação inicial): 33/Sergio Rochet; 16/Fabricio Bustos, 44/Vitão, 25/Gabriel Mercado e 6/Renê; 30/Johnny; 27/Mauricio, 20/Charles Aránguiz e 11/Wanderson; 10/Alan Patrick (capitão); 13/Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.

Alterações realizadas: 17’2T – entrou 21/Igor Gomes, saiu 27/Mauricio; 30’2T – entraram 8/Bruno Henrique e 14/Carlos De Pena, saíram 20/Charles Aránguiz e 10/Alan Patrick (25/Gabriel Mercado passou a ser o capitã); entraram 22/Nico Hernández e 28/Pedro Henrique, saíram 16/Fabricio Bustos e 13/Enner Valencia.

Formação final: 33/Sergio Rochet; 21/Igor Gomes, 44/Vitão, 25/Gabriel Mercado, 22/Nico Hernández e 6/Renê; 30/Johnny; 14/Carlos De Pena, 8/Bruno Henrique e 11/Wanderson; 28/Pedro Henrique.​

Reservas não utilizados: 1/Keiller, 29/Dalbert, 40/Rômulo, 17/Gustavo Campanharo, 45/Lucca, 42/Gabriel Barros e 9/Luiz Adriano.

Desfalques: 2/Hugo Mallo e 23/Gabriel (lesão); 36/Thauan Lara e 41/Matheus Dias (a serviço da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos); 4/Rodrigo Moledo (suspensão por doping).

Gols: 19’1T/0-1: Mauricio (assistência: Alan Patrick); 14’2T/0-2: Enner Valencia (assistência: Fabricio Bustos); 39’2T/1-2: Alex Teixeira (assistência: Erick Marcus).

Cartões amarelos: Wanderson, Sergio Rochet, Gabriel Mercado e Carlos De Pena (Inter); Zé Gabriel, Paulinho [2] e Erick Marcus [2] (Vasco).

Observação: Gabriel Mercado e Wanderson receberam o 3º cartão amarelo acumulado na competição e, por consequência, não poderá jogar contra o Coritiba.

Cartões vermelhos: Paulinho (45’2T – Vasco) e Erick Marcus (45’2T – Vasco).

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP); assistentes: Neuza Inês Back (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP); quarto árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ); árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP); assitentes de VAR: Fabio Rogerio Baesteiro (SP) e Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES).

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (José Luis Rodríguez – 30’2T), Gary Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Alex Teixeira – 24’2T), Bruno Praxedes (Jair – 24’2T) e Paulinho; Gabriel Pec, Pablo Vegetti e Dimitri Payet (Erick Marcus – 30’2T). Técnico: Ramon Díaz.

Compartilhe:

Comentários