Inter supera Coritiba por 1 a 0 no Couto Pereira e ganha a primeira como visitante no Brasileirão

A primeira vitória colorada como visitante no Campeonato Brasileiro de 2023 ocorreu no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). Na noite de quinta-feira (23/06), em jogo da 11ª rodada, o Colorado venceu o Coritiba por 1 a 0 a partir do gol de pênalti marcado – e sofrido – por Pedro Henrique.

O gol foi marcado no minuto 18 do 2º tempo, quando ocorreu também a primeira finalização alvirrubra na partida. Com o triunfo, o Inter chegou a 17 pontos conquistados em 11 jogos e ascendeu ao 8º lugar – distância de 1 ponto para o 6º e de 2 pontos para o 4º colocado. Com a derrota, o Coritiba chegou ao 17º jogo consecutivo sem vencer no ano.

No domingo (25/06), o time treinado por Mano Menezes visitará o América Mineiro na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), em partida da rodada 12 do campeonato nacional. Na quarta-feira (28/06), no estádio Beira-Rio, o Inter jogar contra o Independiente Medellín-COL para a disputa do 6º e último jogo da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

ANÁLISES DO VDG

Alexandre Ernst: “Nós vamos ter que nos apegar ao pelo menos: ganhamos. Pelo menos, os três pontos. Pelo menos, uma melhora no segundo tempo. Pelo menos, algumas individualidades: John, para variar, um dos grandes destaques; o Bustos, melhor; o Luiz Adriano, melhor em si mesmo. Temos que também celebrar a ascensão na tabela, voltar a disputar ao menos o G6 depois de uma série de derrotas doloridas, derrotas ruins. Não foi um primor? Não, não foi um primor, mas ficam os três pontos, a ascensão na tabela e a questão das individualidades. Depois da parada Fifa ia melhorar? Talvez, mas vai ser gradativamente”.

Lucas Collar: “Este tipo de resultado a gente tem que comemorar muito. O Inter não jogou bem e ganhou. Às vezes, o Inter joga mal e perde. Acima de tudo é o resultado. É resultadismo? Um pouco. A gente sabe que neste momento o Inter está desfalcado, sem seus principais jogadores. Claro, não vou passar pano para a atuação ruim do Inter. Foram 11 finalizações do Coritiba no 1º tempo. Mas o Inter venceu. Isto não pode ser desconsiderado da análise”.

Confira a Maratona +Q45…

ENTREVISTAS PÓS-JOGO

Mano Menezes, técnico do Inter: “A gente fez um 2º tempo melhor. Conseguimos jogar, que era a nossa grande dificuldade até então. A partir do momento em que jogamos, começaram a entrar bolas para o jogador de velocidade que temos, que é o Pedro Henrique. Um pouco antes do pênalti, entrou uma bola em que ele estava impedido. A equipe foi encontrando esta possibilidade de construir a vitória em um segundo momento do jogo, quando fez por merecer um resultado melhor”.

Pedro Henrique, atacante do Inter: “O mais importante hoje é a vitória. Tivemos outras partidas em que jogávamos bem, fazíamos até um primeiro tempo melhor do que o segundo, hoje não fomos bem no primeiro tempo, mas, no segundo, corrigimos e mostramos nossa qualidade, nossa força. Acho que merecemos. Fomos sólidos no momento para ser sólidos, tivemos sorte também, que, em algumas partidas, a gente não tinha. Fico muito feliz pelo resultado. Tem bastante coisa para evoluir ainda. Acho que a gente vem em uma crescente legal”.

Alan Patrick, meia-atacante do Inter: “Quando não se ganha, buscam-se culpados. O futebol é assim. Estamos calejados de ver este tipo de situação. Esta parte física, como falei em outros dias, ela vem de outros comportamentos nossos dentro de campo. A partir do momento em que você não consegue, às vezes,x ter um pouco do controle do jogo, ficando com a bola, porque, a meu ver, a gente também consegue descansar com a bola, realmente se chega em uma segunda parte do jogo em que se deixa de jogar e fica só correndo atrás é automático que vai cansar. Eu acho que é mais macro, envolve outras questões dentro do time para que a gente fique colocando só na parte física”.

O goleiro John fez duas grandes defesas na partida. Foto: Ricardo Duarte | Internacional

A PARTIDA

No minuto 10 do 1º tempo, o Coritiba fez a primeira finalização a gol do jogo: em um rebote na entrada da área pós-escanteio, Bruno Gomes chutou e fez a bola se chocar contra a trave esquerda da meta colorada. No minuto 29, o lateral-esquerdo Jamerson cobrou falta da linha da entrada da grande área, fazendo a bola passar perigosamente por cima – neste lance, foi marcado inicialmente pênalti para o Coritiba, mas, como o local da falta estava, na verdade, situado fora da área, a alteração da infração ocorreu.

Aos 39, após jogada de Marcelino Moreno pela esquerda, Andrey finalizou de dentro da área colorada, fazendo a bola sair direto pela linha de fundo. Aos 45, em rápida jogada de ataque, Alef Manga invadiu a área colorada pela esquerda e chutou de direita, exingido difícil defesa de John. Aos 47, após novo escanteio para o time local, Alef Manga aproveitou sobra de bola dentro da grande área para chutar a bola, que foi desviada por Vitão para a linha de fundo. No 1º tempo, o Inter não realizou finalizações a gol.

Torcida colorada esteve presente em significativo contingente no estádio Couto Pereira. Foto: Ricardo Duarte | Internacional

No minuto 14 do 2º tempo, Moreno fez grande jogada e, com uma bola elevada sobre a defesa colorada, colocou o atacante Róbson – que jogou improvisado na ala-direita – diante do goleiro John, que evitou o gol do time local com uma notável defesa. Aos 15, Andrey chutou do meio-campo, bola defendida por John no canto direito inferior da goleira. Aos 18 minutos, Pedro Henrique fez condução de bola em velocidade pelo lado esquerdo da grande área rival até ser derrubado por Jean Pedroso.

A arbitragem sinalizou pênalti, que foi convertido em gol por Pedro Henrique: 0 a 1. Aos 27, Jean Dias se livrou da marcação na entrada da área e chutou de canhota, exigindo boa defesa do goleiro Gabriel. Aos 29, Johnny chutou da meia direita, bola que foi espalmada por Gabriel para a linha de fundo. Mesmo sendo pressionado pelo Coritiba, que não conseguiu finalizações mais efetivas, o Inter sustentou o resultado de vitória por 1 a 0 até o final da partida.

CORITIBA 0-1 INTER | BRASILEIRÃO 2023, 11ª RODADA | ESTÁDIO COUTO PEREIRA

Inter (formação inicial): John; Fabricio Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Gustavo Campanharo e Rômulo; Johnny, Alan Patrick e Pedro Henrique; Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes.

Alterações feitas: 36’1T – Jean Dias entrou, Gustavo Campanharo saiu; 33’2T – Lucca e Thauan Lara entraram, Luiz Adriano e Pedro Henrique saíram; 42’2T – Matheus Dias entrou, Johnny saiu.

Formação final: John; Fabricio Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Jean Dias, Matheus Dias, Rômulo e Thauan Lara; Alan Patrick; Lucca.

Reservas colorados não utilizados: Keiller, Emerson Júnior, Igor Gomes, Nico Hernández, Gabriel Baralhas, Gabriel Barros e Alexandre Alemão.

Desfalques colorados: Gabriel, Charles Aránguiz, Carlos De Pena, Maurício e Wanderson (lesão); Rodrigo Moledo (suspenso).

Coritiba: Gabriel; Jean Pedroso, Benjamín Kuscevic e Thiago Dombroski (Bruno Viana); Róbson, Bruno Gomes (Ruan Assis), Andrey (Matheus Bianqui), Marcelino Moreno e Jamerson (Gabriel Boschilia); Alef Manga e Zé Roberto (Kaio). Técnico: Antônio Carlos Zago.

Gol: 19’2T – Pedro Henrique (de pênalti; 0-1).

Cartões amarelos: John, Gabriel Mercado, Renê e Gustavo Campanharo (Inter); Thiago Dombroski e Róbson (Coritiba).

Arbitragem: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG); assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG); quarto árbitro: Gustavo Nogas (PR); árbitro de vídeo (VAR): Daiane Muniz (SP); assistentes do VAR: Fabrício Porfírio de Moura (SP) e Thayslane de Melo Costa (SE).

Compartilhe:

Comentários