Inter empata e frustra planos de antecipar vaga na Sul-Americana

O Inter tinha a chance de encaminhar a classificação para a próxima fase da Sul-Americana, mas tropeçou e só conseguiu o empate diante do Guaireña, no Estádio Defensores Del Chaco, no Paraguai.

Apesar de atuar em casa, o time que é líder do grupo, contou com pouca torcida, enquanto o setor visitante estava apinhado de colorados.

Mano Menezes, que tinha a dúvida entre Dourado e Maurício no miolo de time e Vitão ou Mercado para a defesa, escolheu o argentino e o meia como as peças entre os 11 iniciais. Assim, o time começou com: Daniel, Bustos, Mendez, Mercado, Renê, Gabriel, Edenilson, Maurício, Wanderson, De Pena e Alemão.

Apesar de começar com ímpeto e empilhar chances de gol, sendo uma tentativa de gol de bicicleta de Alemão a mais bela oportunidade da primeira etapa, na casa dos 30 minutos, após um quase gol colorado, o rápido contra-ataque colocou Villagra às costas da defesa e avançou em velocidade rumo ao goleiro Daniel e trombou no corpo de Bruno Méndez. O árbitro viu pênalti e ainda por cima amarelou o zagueiro do Inter. Mário Otazú cobrou com tranquilidade no canto direito, enquanto Daniel se antecipou caindo lento no canto esquerdo. Com isso, 1×0 para os donos da casa.

Mesmo com o gol adverso, O Inter seguiu em busca do empate, dominando as iniciativas, durante todo o restante da primeira etapa, com mais de 70% de posse de bola e mais de 10 bolas em gol, mas esbarrou em chances que isolou ou que consagrou o goleiro Escobar, chutando em cima do arqueiro paraguaio. Alemão foi sublimado pela zaga, Wanderson e De Pena criaram, porém, sem sucesso.

Para a segunda etapa, Mano ingressou Dourado na vaga de Gabriel e Maurício, que esteve novamente abaixo, deu lugar para que David entrasse no time titular. As mexidas fizeram o Inter subir em desempenho, com Dourado melhorando a saída de jogo e David concatenando, se oferecendo como falso 9 e arrematando – em que pese ter perdido um gol na cara -.

Logo em seguida, aos 6 minutos, Dourado tramou com De Pena, que serviu Renê e o lateral serviu Wanderson por baixo, para dentro da área, e o atacante chegou empurrando de chapa, sem chances para Escobar. Esse foi o primeiro gol do camisa 11 pelo Inter.

O gol tendo saído cedo na segunda etapa sinalizava o Inter crescendo na partida e os sinais ficaram mais fortes quando logo depois do gol, David criou uma clara chance e sairia na cara do goleiro, não fosse o carrinho de Joel Jimenez lhe parar com falta forte. Sendo ele o último defensor e tendo usado de força bruta, o árbitro chileno, Critian Garay, não titubeou e expulsou o lateral paraguaio de cara.

Crescendo em produção, com um homem a mais, tudo indicava o Inter se recuperando na partida, porém o Guairena chegou a criar chances e segurar a bola mesmo com defasagem numérica. Sem Alemão chegando na bola, mano colocou Wesley Moraes, que melhorou especialmente nas paredes e servidas na entrada da área para a entrada de Wanderson, De Pena e principalmente na liga com David.

Criando e tentando como podia, o Inter seguiu no pecado da temporada: a falta de gols. Caio Vidal foi para o lugar de Wanderson, que cansou, e depois, Estevão ingressou na vaga de De Pena. Mano mexeu bem, pois o Inter seguiu intensificando controle e avanços. Bustos perdeu duas chances, David e Wesley mais uma cada um. Ao todo, 15 bolas em gol não entraram.

O resultado desaponta as pretensões de antecipar a classificação e dar tranquilidade nessa etapa, mas não mata o sonho colorado. O grupo está embolado, com o Guaireña na liderança por ter apenas um gol a mais que o Inter e esse ser o único critério de vantagem. A boa notícia é que as duas partidas que faltam para o Inter nessa fase serão no Beira-Rio e a torcida colorada pode ajudar a empurrar para a garantia da vaga.

O Inter volta a campo no próximo domingo, pelo campeonato brasileiro, jogando em Caxias do Sul, no Alfredo Jaconi, diante do Juventude. Mano Menezes informou que Taison fica fora por pelo menos 3 semanas, Moledo também está fora por 6 semanas, Kaique segue no DM, enquanto Alan Patrick pode estrear com a camisa vermelha já na serra gaúcha. Essas informações se somam à fala do técnico que disse que vai rodar um pouco o elenco para preservar jogadores que estão encarando extensas e intensas jornadas, com isso, um time misto deve ser visto no próximo jogo.

Foto; Ricardo Duarte

Compartilhe:

Comentários