De Patinho feio a líder do Grupo E: Saiba mais sobre como chega o Guaireña-PAR para encarar o Inter

O Inter encara o Guaireña, do Paraguai, no famoso estádio Defensores Del Chaco, onde a pequena equipe da Província de Villarica mandará a partida, por conta de estrutura e visibilidade. A torcida do Inter terá o espaço de 1600 lugares reservados no setor visitante, já os mandantes não devem lotar mais mais de 10500 lugares que lhe são destinados.

Os novatos na Sul-Americana são os líderes do Grupo E com 5 pontos, mesma pontuação do Inter, mas com vantagem nos critérios – em que quase tudo está igual, porém eles tem um gol a mais -.

Para assumir de vez a ponta do grupo e começar a encaminhar a classificação, o Inter terá primeiro que superar o trauma do primeiro duelo, em que saiu perdendo e empatou após chute de Taison desviar no zagueiro Paniagua e ver o gol contra empatar no marcador, evitar um vexame ainda maior, mas ainda sim, em pleno Beira-Rio acabar vaiado por não vencer um time que tem apenas 6 anos de idade e que pela primeira vez viajava para fora de seu país. A folha salarial da equipe paraguaia fica um pouco acima dos times que disputam Gauchão, para se ter um parâmetro, e todo esse cenário culminou com a gota d’água para Alexander Medina, pois, ficou insustentável a permanência no comando e então acabou demitido. De lá para cá, com treinador interino e posterior chegada de Mano Menezes, o time recuperou postura, consertou debilidades agudas, vem encontrando identidade e o resultado de campo comprova: São 3 vitórias e 1 empate na era pós-Cacique.

Enquanto isso, o Guaireña, que de patinho feio do grupo se tornou líder e time a ser batido, apesar de ainda não ter perdido na Sul-Americana, vem oscilando no campeonato nacional e chega com foco total para o duelo, porém com a insegurança de sua permanência na elite da primeira divisão paraguaia, já que consta apenas na 9ª colocação e precisa fugir da briga pelo rebaixamento, espera corresponder paralelamente na competição continental.

Desde o dia 14 do mês passado, quando veio ao Beira-Rio arrancar o empate histórico com o Inter, o time comandado por Troadio Duarte, venceu um jogo pelo campeonato nacional, depois emendou dois derrotas na mesma competição. Em seguida, novamente pela Sul-Americana, venceu por 1×0 o 9 de Octobre, do Equador, com gol já aos 50 minutos do segundo tempo e voltou a atuar pela liga nacional, sendo derrotado pelo tradicional Olímpia, que é o líder do “Paraguaião”.

Um dos destaques da equipe é o goleiro Héctor Espínola, que fez bom jogo diante do Inter, mas que vem figurando mais como reserva recentemente e não deve jogar em Assunção na noite de hoje e o meia Mário Otazú, que é, inclusive, o artilheiro na temporada, com 3 gols, sendo dois pela Sul-Americana (um deles, o belo gol contra o Inter).

Um time que detém pouco a bola e especula muito os contra-ataques, assim é o perfil costumeiro do Guaireña e não será diferente no jogo de hoje, mesmo jogando em seus domínios. A equipe registra média de 31% de posse de bola por jogo e especula muito os contra-golpes.

A jovem equipe do interior paraguaio se remontou para essa temporada, que é a mais destacada de sua curta trajetória até aqui: Dispensou 17 jogadores e contratou 20 atletas para reorganizar o elenco. Entre os chegados para esse ano, destacam-se: Richard Salinas (que já atuou no Brasil, pelo Vila Nova-GO), melhor garçom da equipe com 5 assistências (duas na Sul-Americana – contra o Independente Medellín, no 3×3 de estreia e contra o Inter, no empate por 1×1) e ainda é também o vice-artilheiro com dois gols, além do lateral-esquerdo, Joel Jiménez, vindo do San Lorenzo-ARG e Yeiber Murillo, venezuelano que atua no ataque e veio sem custos do Nacional-PAR, mas ainda não cavou titularidade no time.

O provável time para começar a partida diante do Inter, tem: Varela, Giménez, Paniagua, Mendonça, Joel Jimenéz, Aguilar, SantaCruz, Ayala, Otazu, Rivero e Villagra.

Pelo lado do Inter, Moledo e Taison são baixas certas no que é considerado um possível time titular e Rodrigo Dourado deve retornar ao time após ser destaque na rodada anterior da Sul-Americana, na vitória pro 1×0 sobre o Independente de Medellín, na Colômbia, em que além do bom desempenho defensivo, serviu o gol de Alemão. Depois, pelo Brasileirão, foi reserva diante do Avaí, no empate, no Beira-Rio. Com isso, o provável Inter de Mano Menezes, tem: Daniel, Bustos, Bruno Méndez, Vitão, Renê, Gabriel, Dourado, Edenílson, De Pena, Wandeson e Alemão.

Compartilhe:

Comentários